sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Grama antipeido!!

Produção de metano pelo gado influenciaria mudanças climáticas 

Cientistas de uma universidade da Irlanda acreditam que um tipo diferente de grama poderia ajudar a diminuir a quantidade de gases produzidos pelo gado que dela se alimentar. 

Devido ao seu processo de digestão, o gado produz grande quantidade de metano, um gás relacionado às mudanças climáticas, e há anos pesquisadores têm buscado formas de diminuir o problema.Segundo os cientistas da University College, de Dublin, o uso de um tipo específico de grama, mais doce e mais gordurosa do que a grama comum, poderia reduzir os gases e beneficiar também, indiretamente, a saúde humana. 

A abordagem, porém, ainda está em estágios experimentais e não há provas de que ela possa funcionar.
“Embora a grama configure uma dieta de baixa gordura, nós podemos manipular o vegetal, e estamos trabalhando com diferentes culturas de grama neste momento”, disse David Kenny, especialista em nutrição animal da universidade.
“Certos tipos de gorduras podem melhorar a qualidade do produto (grama) e ao mesmo tempo reduzir a produção de metano. É uma situação em que todos ganham, o produtor (de gado) e o consumidor.”

Matéria completa disponível em BBC Brasil

Bem que eles podiam pesquisar uma maneira de inventar uma "dieta antigases", porque aquele almoço em família dos finais de semana muitas vezes sai prejudicado por conta daquele tio que sempre insiste em poluir o ar comum que todos inspiram.O que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário